segunda-feira, 21 de março de 2016

Projeto Florestinha da Semadur recebe alunos da EM Professor Fauze Scaff Gattass Filho

Na tarde da última sexta-feira (18), o Centro de Educação Ambiental Florestinha administrado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semadur), recebeu a visita de alunos dos 6° anos da Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho como parte das atividades comemorativas ao Dia Mundial da Água.

Os alunos do Projeto Florestinha coordenado pela Polícia Militar Ambiental apresentaram palestras sobre empalhamento de animais silvestres (taxidermia), ocasionados por atropelamentos, caça e tráfico de animais, também apresentaram a temática do ciclo da água, com a transformação do estado gasoso para o estado líquido (chuva), formando assim uma infiltração no solo que atinge os lençóis freáticos e ensinaram como reciclar o papel jornal. Logo após as palestras os alunos assistiram ao teatro sobre Educação Ambiental elaborado pelos alunos do Projeto.

Para a Sargento Eveny Pararella, gestora do Projeto Florestinha estas ações marcam datas comemorativas, os alunos são orientados a ministrar as palestras para melhor desenvolvimento dos estudantes das escolas da Capital “Acredito que são muito importante as ações para que as crianças das escolas públicas tenham conhecimento quanto à água, nossos alunos do Projeto são multiplicadores de todos os segmentos relacionados ao meio ambiente e transmitem esta mensagem aos estudantes das escolas”, afirma.
Segundo Talita Maksoud, Professora da escola, as atividades externas propiciam um grande aprendizado sobre a questão ambiental para seus alunos “A saída dos alunos da sala de aula proporciona conhecimento amplo de um dos temas mais discutidos na atualidade: a Educação Ambiental. Os alunos poderão adquirir conhecimentos e transmitirão o assunto para a família. Quando a educação começa na infância, a consciência se torna prática na vida adulta”, explica.

O aluno Valter Miguel Dias, 14 anos interessou-se pelo tema de empalhamento de animais silvestres “Acho muito interessante, nunca tinha visto de perto animais empalhados, foi muito bom ter conhecido o assunto”, aponta. Já para Anderson Barbosa, 10 anos, o teatro chamou mais a atenção “Gostei muito da parte do teatro sobre meio ambiente, logo que chegar em casa irei ensinar meus pais como reciclar e cuidar da água”, afirma.

A programação em celebração ao Dia Mundial da Água será finalizada no CEA Anhanduí amanhã:
Dia 22 – Terça-Feira
8h30 - Ato Público de Celebração pelo dia Mundial da Água, nas margens do Rio Anhanduí;
- Afixação de Placas de Sinalização Ambiental no entorno do CEA Anhanduí;
- Limpeza das margens do rio Anhanduí por voluntários;
 - Plantio de 120 mudas no CEA Anhanduí;

Local: CEA Anhanduí, localizado na Avenida Ernesto Geisel, 3710, Guanandi II.

Joana Lima DRT/MS 1540






Fotos: Joana Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário